Educação - Terça-feira, 30 de Novembro de 2021

Definida a programação da Plenária Final da Conferência Intermunicipal de Educação da Amuplam.

Secretários Municipais de Educação, Presidentes dos Conselhos Municipais de Educação e Equipe Organizadora da Conferência Intermunicipal de Educação, se reuniram na Câmara de Vereadores do Município de Ajuricaba para definir a programação da última etapa da Conferência Intermunicipal de Educação da Amuplam.

Dentre os diversos assuntos tratados na reunião, foi definido que a Plenária Final acontecerá aos 10 dias do mês de dezembro, de forma presencial, no Município de Coronel Barros. O evento que terá início às 9h, concluirá a última etapa da Conferência, e terá a seguinte Programação:

9h – Inscrição de Delegados para etapa estadual;

9h e 15min – Apreciação das Emendas ao Documento Referência;

10h e 15min – Apreciação da Moções;

11h – Homologação dos Delegados para a Etapa Seguinte;

11h e 15min – Encerramento da Conferência;

A Plenária Final da Conferência Intermunicipal de Educação será composta pelos Prefeitos Municipais, Secretários Municipais de Educação, Conselhos Municipais de Educação, Fóruns Municipais de Educação, Delegados eleitos nas etapas municipais durante as Plenárias de Eixo e convidados.

A Primeira etapa da Conferência Intermunicipal da Amuplam ocorreu no dia 21 de outubro, através de uma palestra com a professora Fabiane Bitello Pedro, Coordenadora Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (Uncme-RS). O evento aconteceu através do YouTube e teve como tema: “Entre análises e debates: inclusão, equidade e qualidade da Educação”.

A segunda etapa da Conferência, ocorrerá em dezembro, onde cada município da Amuplam realizará estudos e debates em Plenárias de Eixo Individuais. Cada município organizará um documento de sistematização com a apresentação de emendas (aditiva, supressiva, substitutiva ou novo parágrafo), além da eleição de delegados locais.

Na Terceira e última etapa, os delegados eleitos das etapas municipais apreciarão e votarão as emendas ao Documento Referência, bem como realizarão a eleição dos delegados para as etapas seguintes, sendo que na Região da Amuplam, poderão ser leitos 9 representantes.