Educação - Quarta-feira, 08 de Dezembro de 2021

IBGE discute realização do Censo em Bozano

Técnicos do IBGE estiveram reunidos com integrantes da sociedade civil organizada de Bozano na manhã desta quarta-feira(8). O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, está retomando as reuniões de planejamento e acompanhamento da estruturação para o Censo de 2022 em todos os 12 municípios da área de atuação do órgão na região, dentre os quais Bozano.

Nos encontros são repassadas informações sobre o censo que será realizado a partir de 1º de junho de 2022 com prazo de conclusão de 90 dias. O último censo demográfico foi realizado em 2010, sendo que estava previsto para ocorrer em 2020 o novo censo, mas foi suspenso devido à pandemia

O Coordenador Regional, técnico do IBGE Valério Neumann, salientou a importância do levantamento, porque além de saber a quantidade populacional o censo também identifica outras informações que são utilizadas pelo setor público para o desenvolvimento de políticas públicas, como os indicadores econômicos que resultam no retorno do Fundo de Participação dos Municípios(FPM).

Para realização do Censo, nos próximos dias será realizado o processo seletivo visando a contratação de três recenseadores para atuar em Bozano. Na reunião Valério Neumann reforçou a importância da participação da comunidade local no processo seletivo.

Em Bozano a coordenação do Censo estará a cargo do Coordenador Censitário de Subárea do IBGE, Lucas Eduardo Dornelles. O ponto de coleta dos dados e o treinamento dos recenseadores será realizado em Ijuí.

Estiveram presentes na reunião realizada na Câmara de Vereadores de Bozano, representantes da Emater, Brigada Militar, Secretaria de Administração, Saúde e Educação e do Sicredi.