Assistência Social - Quinta-feira, 09 de Março de 2023

Encontro de trabalhadoras rurais marca passagem do Dia Internacional da Mulher em Bozano

Empoderamento feminino foi tema da palestra show realizada durante o encontro que contou com mais de 450 participantes

Um evento marcado pela alegria, confraternização, reflexão e emoção. Assim foi o encontro intermunicipal de mulheres trabalhadoras rurais promovido pela Emater, Gabinete da Primeira Dama, em parceria com as administrações dos municípios de Bozano, Coronel Barros, Ijuí e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, realizado neste dia 8 de março na comunidade de Santa Lúcia, Bozano.

Evento teve início às 9h com recepção das mulheres vindas dos três municípios da região para conferir a programação que contou com momento artístico, reflexivo religioso, também de movimentação com grupo de exercícios terapêuticos, e palestra show com Silvana Canova que esteve acompanhada de Diego e Eliezer na parte musical, em uma reflexão sobre os quatro pilares do empoderamento feminino.

Pelo menos 480 mulheres dos três municípios da região participaram do evento. A Primeira Dama Noeli Amorim Casagrande destacou estar feliz pela retomada dos encontros depois de dois anos de pandemia. “Queremos que vocês se sintam acolhidas, leves e num ambiente agradável, num dia que será de integração, sorrisos e muitas alegrias. Vamos só pensar em coisas boas e que nos fazem bem”, frisou ao dar as boas vindas para as participantes do encontro.

A extencionista rural da Emater Liane dos Santos avaliou como tocante o evento que estava sendo retomado com muito sucesso. Reforçou a importância da união das prefeituras e órgãos envolvidos no momento de reflexão para as mulheres. Durante o dia ocorreram várias atividades envolvendo o público que prestigiou o encontro, além da exposição de agroindustrias, do grupo de mulheres que expuseram plantas, e artesanato. “Elas estão tirando o dia para elas, deixando os afazeres de casa para vir se integrar num encontro com alegria, se permitindo a este momento singular na vida de cada uma. Quando há o envolvimento de mais pessoas, a gente consegue propiciar eventos desta grandeza e é este esforço que agora está sendo premiado pelo sucesso das atividades que estamos realizando”, destacou.

O prefeito Renato Casagrande recepcionou autoridades convidadas que vieram da região e em seu discurso reforçou a importância da presença da mulher nos diversos segmentos da sociedade. O gestor municipal lembrou que em Bozano quase 100% da educação municipal é conduzida por mulheres, reiterou a importância do trabalho desenvolvido na administração do município, saúde e assistência social por mulheres que com competência e dedicação realizam suas tarefas diárias e lembrou a evolução dos tempos no que tange a mulher trabalhadora rural, inserida nas novas tecnologias e cada vez mais na gestão da propriedade rural. “Este dia é apenas mais um, tão importante como todos os outros que também são dedicados a vocês pelo respeito, consideração e reconhecimento à atividade que cada mulher realiza nos mais diversos segmentos. Parabéns e aproveitem o evento com muita alegria”, disse o gestor bozanense.

Veja imagens clicando no link: https://www.bozano.rs.gov.br/album-de-fotos/foto/13/encontro-de-trabalhadoras-rurais-marca-passagem-do-dia-internacional-da-mulher-em-bozano/