Assistência Social - Terça-feira, 06 de Dezembro de 2022

Projeto Viver Melhor reunirá pessoas com 60 anos ou mais para uma tarde de confraternização em Bozano

Evento acontece no dia 13 em dependências do CTG Passo do Bozano

O envelhecimento pode ser considerado um processo natural, de diminuição progressiva da reserva funcional do indivíduo. É no envelhecimento que as relações sociais tendem a diminuir, pois nesse período da vida ocorre perda dos papeis sociais, e os recursos econômicos não tem contribuído para satisfazer as necessidades do idoso, geralmente ocorrem alterações na família e nas relações interpessoais. Devido ao grande número de idosos que tem aumentado nos últimos anos é muito importante que se pense em um envelhecimento com qualidade de vida tão almejada por todos.

Nesse contexto, o Projeto “VIVER MELHOR”, da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social de Bozano, surgiu com desafio de valorizar, estimular, integrar e acolher este público aos novos tempos. A importância ou significado de convivência grupal para os idosos que dele fazem parte é um processo de crescimento deste segmento longevo, esse trabalho permite a reaproximação de sua família, e mais ainda que este se sinta aceito e respeitado pelos familiares e por aqueles que antes o criticavam ou discriminava. Através do grupo, estes idosos podem reavaliar a sua vida e ver que precisa estar inserido em um grupo social que lhe proporcione desenvolver suas potencialidades, reconhecer e aprender a conviver com suas limitações.

A formação de grupos de convivência tem por objetivo proporcionar qualidade de vida aos idosos, através de momentos de convivência harmoniosa, com troca de experiências e empoderamento desses sujeitos. Atividades de lazer e passatempos podem ser muito importantes para manter o corpo e a mente saudáveis na terceira idade.

Pensando nisso, a Secretaria da Saúde e Desenvolvimento Social irá realizar no dia 13 de dezembro importante encontro no CTG Passo do Bozano a partir das 14h. O evento voltado para pessoas com 60 anos ou mais terá animação musical de Dilceu dos Santos e um momento de reflexão com palestra a ser proferida pela psicóloga Simone Costa Beber. “Também haverá lanches e bingo para os idosos de Bozano”, lembrou a secretária Michele Sandri, titular da pasta.

Será o primeiro encontro do grupo a ser realizado por meio do projeto Viver Melhor. O objetivo do projeto é promover encontros bimestrais, com dinâmicas diferenciadas para os idosos a partir dos 60 anos, público alvo da ação.

As dinâmicas envolverão atividades de jogos Jogos (Bingo, quebra-cabeças, jogo da memória, cartas e outros jogos de tabuleiro), Musicoterapia, Artesanato, Oficinas de culinária, Dança, Ioga, meditação, atividades de leitura, contação de histórias, palestras de saúde e bem-estar e práticas de entretenimento.