Projeto Viver Melhor reunirá pessoas com 60 anos ou mais para uma tarde de confraternização em Bozano

Assistência Social - Terça-feira, 06 de Dezembro de 2022


Projeto Viver Melhor reunirá pessoas com 60 anos ou mais para uma tarde de confraternização em Bozano

O envelhecimento pode ser considerado um processo natural, de diminuição progressiva da reserva funcional do indivíduo. É no envelhecimento que as relações sociais tendem a diminuir, pois nesse período da vida ocorre perda dos papeis sociais, e os recursos econômicos não tem contribuído para satisfazer as necessidades do idoso, geralmente ocorrem alterações na família e nas relações interpessoais. Devido ao grande número de idosos que tem aumentado nos últimos anos é muito importante que se pense em um envelhecimento com qualidade de vida tão almejada por todos.

Nesse contexto, o Projeto “VIVER MELHOR”, da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social de Bozano, surgiu com desafio de valorizar, estimular, integrar e acolher este público aos novos tempos. A importância ou significado de convivência grupal para os idosos que dele fazem parte é um processo de crescimento deste segmento longevo, esse trabalho permite a reaproximação de sua família, e mais ainda que este se sinta aceito e respeitado pelos familiares e por aqueles que antes o criticavam ou discriminava. Através do grupo, estes idosos podem reavaliar a sua vida e ver que precisa estar inserido em um grupo social que lhe proporcione desenvolver suas potencialidades, reconhecer e aprender a conviver com suas limitações.

A formação de grupos de convivência tem por objetivo proporcionar qualidade de vida aos idosos, através de momentos de convivência harmoniosa, com troca de experiências e empoderamento desses sujeitos. Atividades de lazer e passatempos podem ser muito importantes para manter o corpo e a mente saudáveis na terceira idade. 

Pensando nisso, a Secretaria da Saúde e Desenvolvimento Social irá realizar no dia 13 de dezembro importante encontro no CTG Passo do Bozano a partir das 14h. O evento voltado para pessoas com 60 anos ou mais terá animação musical de Dilceu dos Santos e um momento de reflexão com palestra a ser proferida pela psicóloga Simone Costa Beber. “Também haverá lanches e bingo para os idosos de Bozano”, lembrou a secretária Michele Sandri, titular da pasta. 

Será o primeiro encontro do grupo a ser realizado por meio do projeto Viver Melhor. O objetivo do projeto é promover encontros bimestrais, com dinâmicas diferenciadas para os idosos a partir dos 60 anos, público alvo da ação. 

As dinâmicas envolverão atividades de jogos Jogos (Bingo, quebra-cabeças, jogo da memória, cartas e outros jogos de tabuleiro), Musicoterapia, Artesanato, Oficinas de culinária, Dança, Ioga, meditação, atividades de leitura, contação de histórias, palestras de saúde e bem-estar e práticas de entretenimento.

Prefeitura Municipal


Bozano