.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00.

Saúde - Quarta-feira, 13 de Setembro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Setembro amarelo: Secretaria de Saúde reforça orientações na campanha especial

Marcado como o mês da prevenção ao suicídio e de valorização da vida, equipe da área da saúde orienta sobre formas de auxiliar quem passa por um problema de depressão


Setembro amarelo: Secretaria de Saúde reforça orientações na campanha especial

O mês de setembro, na área da saúde, é marcado por uma importante campanha: a da valorização da vida. Intitulado de Setembro Amarelo, a ação busca levantar discussões e realizar ações voltadas à prevenção do suicídio, valorização da vida e da melhora da saúde mental. 

 

A temática é importante, especialmente, no Rio Grande do Sul, porque conforme dados do DataSUS de 2022, o Estado gaúcho é o que possui a mais alta taxa de suicídios no país, com 12,4 mortes por 100 mil habitantes, o dobro da média nacional. 

 

Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde, Desenvolvimento Social, Habitação e Meio Ambiente de Bozano, realiza durante todo o mês ações que reforçam formas de se buscar o atendimento necessário, quando a questão é a saúde mental.

 

Com o lema de “ao invés de um ponto final, vamos usar uma vírgula e tenha empatia; não julgue; entenda; encoraje.”, desde o início de setembro atividades de orientação são realizadas com o público atendido na Unidade Básica de Saúde (UBS) e seguirão até o fim deste mês. 

 

Para isso, as profissionais da saúde orientam que a UBS seja buscada sempre que algo não estiver normal. “Lá há profissionais capacitados para lhe auxiliar nesse momento difícil”, destaca a equipe da pasta. 

 

Não julgue, ajude!

Outra orientação muito importante é evitar julgamentos. “Ouça o desabafo da pessoa sem criticar. O depressivo tem dificuldade em ver o seu valor e criticar a pessoa mesmo com boa intenção pode reforçar esse sentimento”, é uma das principais orientações das profissionais. Os atendimentos na área de saúde mental podem ser buscados normalmente na UBS bozanense durante este e em todos os meses do ano. 

453 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
URM - 2022

R$ 6,40

.
URM - 2023

R$ 6,75

.
.

Prefeitura Municipal de Bozano - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.