Administração - Segunda-feira, 01 de Maio de 2023

Inauguração da Trilha da Mobilidade Ecológica marca comemorações do aniversário de Bozano

Tarde do domingo foi marcada por várias atividades culturais e artísticas e ainda o 1º Passeio Ciclístico de Bozano

A  Administração Municipal de Bozano por meio do gabinete da Primeira Dama Noeli Amorin Casagrande e das secretarias da Saúde, e Educação com apoio do Sesc-Ijuí realizou na tarde deste domingo programação alusiva a passagem do aniversário de 27 anos de emancipação e 23 anos de instalação político administrativa do município.

A programação teve início já, por volta de 13h30 com o  1º torneio de Bochas Trio organizado por Rogério Idalêncio e Janguinho. A competição terminou à noite e teve como campeões o trio formado por Jardel Friedrich(Deio), Fabiano Sandri, e Junior Bellé. Como premiação, camisetas e também um barril de Chopp oferecido pelo prefeito Renato Casagrande.

Às 14h foi dada a largada para o 1º passeio ciclístico de Bozano em trecho aproximado de 25 quilômetros e altimetria de 338 metros. Cerca de 40 participantes integraram o grupo de ciclistas que saiu da sede do município de Bozano e passou pelas localidades de Santa Lúcia e Salto, visitando no caminho também alguns pontos turísticos de Bozano, como o santuário do mato dos Costa Beber entre outros, até chegar novamente a sede cerca de duas horas e meia de pedalada. A atividade teve o apoio do Sesc, parceiro dos eventos e que disponibilizou também brinquedos infláveis, e futebol de mesas para a diversão da criançada. Ao final do passeio ciclístico todos os participantes que vieram de Ijuí, Bozano, Panambi, Boa Vista do Cadeado, Catuípe e Pejuçara foram agraciados com uma premiação oferecida pelo Sesc em parceria com o município.

Por volta de 16h, a professora Mônica Ceccato Tonel, secretária municipal de educação, cultura, esporte e turismo, deu início ao protocolo oficial de inauguração da Trilha da Mobilidade Ecológica. Espaço concebido em meio ao Bosque Municipal tem como principal objetivo oferecer local adequado para prática de caminhadas, corridas e ciclismo junto a natureza, promovendo a qualidade de vida, por meio da atividade física e de lazer ao ar livre. “A ideia da trilha tem como intento, estimular o público a refletir sobre a importância da conservação ambiental, através da contemplação das espécies nativas que compõe o Bosque, e os animais que habitam este exuberante espaço natural”, disse a engenheira civil responsável pelo projeto, Jamile Storch.

Com extensão de 1.000 metros, e pavimentada com tijolo intertravado no estilo Holandês, a Trilha é uma obra realizada em parceria com o governo do Estado, assim como sua iluminação - que por meio do programa Ilumina RS possibilitou a instalação de 50 postes com lâmpadas de Led ao longo de sua extensão. No projeto foram investidos cerca de R$ 500 mil, recurso captado junto ao governo do Estado.

Veja fotos acessando o link: https://www.bozano.rs.gov.br/album-de-fotos/foto/17/inauguracao-da-trilha-da-mobilidade-ecologica-marca-comemoracoes-do-aniversario-de-bozano-/

O prefeito Renato Casagrande destacou em seu pronunciamento que a Trilha é um espaço para todos os munícipes de Bozano desfrutarem. Lembrou que ainda em 2013 fez uma indicação para realização de uma trilha dentro da mata nativa e que 20 anos depois estava tendo a oportunidade de realizar o projeto e entregar a obra à comunidade. Agradeceu a todas as pessoas que contribuíram com a ideia e se empenharam na busca de recursos para sua efetivação. “De recursos da prefeitura, praticamente não utilizamos quase nada, este é um projeto que através do Avançar RS buscamos os recursos junto ao Estado”, disse Casagrande, lembrando que há outros projetos no município que já foram concluídos e que estão sendo concluídos. “Para nós do município de Bozano , é um orgulho por que a população de todas as idades possam desfrutar deste espaço amplo, aprazível e que promoverá a qualidade de vida”, destacou, salientando na presença da presidente Sandra Raquel Ceccato, a importância do apoio da Câmara de Vereadores neste projeto e em novos que serão realizados ainda em sua administração. São atitudes positivas que resultam no desenvolvimento de Bozano", finalizou o prefeito.

Em meio a Trilha da Mobilidade Ecológica foram implantados uma espécie de ponte em nível e também um balanço rústico caracterizado, sendo um ponto de parada para registros à posteridade de todos que visitarem o espaço para a prática de alguma atividade física, ou até mesmo de reflexão.

Após o ato oficial, integrantes do Executivo e da Câmara de Vereadores e comunidade de Bozano fizeram a caminhada inaugural na Trilha. O prefeito, ao lado da 1ª dama Noeli Casagrande, durante a caminhada, disse que o objetivo havia sido alcançado não escondendo sua satisfação de estar entregando à comunidade tão importante obra.

A tarde do  domingo teve ainda, mateada, venda de bebidas e cachorro quente por parte do CTG Passo do Bozano, apresentações artísticas e culturais do CTG que, por meio de suas invernadas, apresentou danças típicas da cultura gaúcha e também a música de Cassiano Scheer que a partir das 18h animou o ambiente para os espectadores presentes.