Saúde - Quinta-feira, 20 de Abril de 2023

Vacina contra a Gripe já foi aplicada em mais de 300 pessoas dos grupos prioritários em Bozano

Imunização segue até o dia 31 de maio

A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza da Gripe tem sequência em Bozano se estendendo até o dia 31 de maio de 2023. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos seguintes grupos prioritários: crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos e mais, professores e trabalhadores da saúde.

Conforme dados divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde, até agora, 302 pessoas inseridas nos grupos prioritários foram vacinadas, de um total de 1.092 estabelecidas na meta preconizada pelo Ministério da Saúde para o município de Bozano. A vacina é inativada, podendo ser aplicada no mesmo dia de outras vacinas ou com qualquer intervalo entre os imunizantes. O fármaco é atualizado todo o ano, e compreende as cepas de vírus que mais estão circulando. O enfermeiro Rafael Camargo explica que a dose aplicada é trivalente, com os seguintes cepas: *A/Sydney/5/2021 (H1N1)pdm09, *A/Darwin/9/2021 (H3N2). *B/Áustria/02/1359417/2021 (linhagem B/Victoria).

Os usuários da saúde que integram os grupos prioritários nesta fase da campanha de vacinação contra a Gripe, devem procurar a Secretaria da Saúde no horário de expediente das 8h às 12h e das 13h às 17h, para fazer a imunização e estar protegido contra a enfermidade.

Ele explica que de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa), os candidatos elegíveis, à doação de sangue(doadores de sangue), que tiverem sido vacinados contra influenza, devem ser considerados como, inaptos temporariamente, pelo período de 48 horas após a imunização.

CONTRAINDICAÇÕES:
*Crianças menores de 6 meses de idade;
*Pessoas com história de anafilaxia grave a doses anteriores.

*Doença febril ou caso confirmado de covid-19, recomenda-se adiar a vacinação até a melhora do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.