Educação - Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2023

Secretaria da Educação recepciona professores e servidores em ato que antecede abertura do ano letivo

Valorização dos professores e investimentos para uma educação de qualidade foram temas abordados no encontro

Em ato realizado nas dependências da Escola Municipal Fundamental Pedro Costa Beber, professores e servidores do educandário e também da Escola Municipal de Educação Infantil(EMEI), foram recepcionados para o início das atividades letivas neste ano de 2023. A abertura do ano letivo, ocorre no dia 23, mas o ato de hoje teve como intento, uma conversa e o encaminhamento das primeiras ações, conforme o que disse a secretária de educação Mônica Ceccato Tonel.

A rede pública municipal de ensino terá em 2023 mais de 130 alunos matriculados, 13 professores e monitores atuando na EMEI e mais 28 pessoas entre professores e funcionários trabalhando na Escola Municipal Pedro Costa Beber.

O prefeito Renato Casagrande esteve na recepção acompanhado do contador responsável pelo controle interno Tárcio Thomas; e o assessor jurídico Cristiano Mattioni. Em seu discurso, reforçou o compromisso de sua gestão com a Educação de qualidade para os alunos da rede. Ressaltou a valorização dos professores e por conseguinte da educação com o pagamento do reajuste ao piso nacional para os docentes das escolas sublinhando que enquanto muitos municípios da região não pagam, em Bozano os reajustes foram concedidos na totalidade também como forma de incentivo e ao compromisso com uma educação.

Sobre estrutura, o Chefe do Executivo lembrou das ações que vem sendo realizadas para que todos os alunos tenham transporte escolar  com sete linhas em funcionamento, sendo quatro próprias do município e outras três terceirizadas. Falou sobre investimentos para revitalização da pintura interna da Escola Municipal, ação que segundo a diretora Cláudia Marchesan se encaminha para a finalização.

Outra questão abordada pelo prefeito ainda atinente a valorização dos professores e servidores, foi o aumento de 30% no vale alimentação, que passou de R$ 600 para R$ 780 mensais - abono que reflete também no desenvolvimento do município, a partir do aquecimento de sua economia, já que os valores movimentam o comércio e serviços locais.

A secretária de educação Mônica Ceccato Tonel deu as boas vindas aos professores e servidores e disse que será um ano de muito trabalho reiterando a intenção da gestão da educação em realizar atividades conjuntas entre as escolas, como a formação marcada para ocorrer no dia 9 de março no plenário da Câmara de Vereadores com participação do Samu Salvar de Ijuí, e que abordará a partir das 18h30 atividades de primeiros socorros.

Veja fotos acessando o link: https://www.bozano.rs.gov.br/album-de-fotos/foto/11/professores-sao-recepcionados-em-ato-que-antecede-abertura-do-ano-letivo-2023/

A diretora Cláudia Marchesan, da escola Pedro Costa Beber, destacou a importância do poder público estar tendo um olhar para melhorias para a educação, reiterando a satisfação da rede municipal estar acolhendo novos professores. Frisou que ao longo do ano haverá investimento em formações de todos os professores e servidores no sentido de que estes  profissionais da educação possam estar sendo cada vez mais inseridos no projeto de trabalho da escola. “Todos fazem parte da educação e precisam estar realizando este trabalho coletivo em prol da educação”, disse.

Sobre a valorização dos professores, a diretora destacou a satisfação de ver o Poder Executivo valorizando a função de docente da escola. “Como o prefeito Casagrande comentou, são poucos os municípios que já concederam o aumento de 14,95% nos salários, inclusive com mobilizações em outras cidades para não pagar, e aqui, Bozano  já investiu, já está valorizando. Este olhar para nós, enquanto educadores é muito satisfatório e com certeza vai movimentar ainda mais o nosso trabalho dentro da instituição”, concluiu.

Ao final do ato, professores e servidores compartilharam um café da manhã oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo.