Bozano, quinta-feira, 18 de agosto de 2022 Telefone (55) 3643-2004

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 23 de Fevereiro de 2022

Produtores de leite de Bozano acumulam prejuízos devido a falta de pagamento

Empresa que recolhe o leite alega crise financeira por atraso nos depósito de valores devidos

Produtores de leite de Bozano acumulam prejuízos devido a falta de pagamento

Produtores de leite do município de Bozano que residem na localidade de São Valentim e outros residentes em localidades do interior de Ajuricaba foram surpreendidos na última semana pela notícia de encerramento das atividades da Agro Industria Friosul Ltda, empresa de Caxias do Sul para a qual a produção diária de leite vinha sendo entregue.
Em Bozano Elio Bartz e Eldiva Bonini contam que receberam com surpresa a notícia de fechamento da empresa que chegou a enviar por wattsapp uma nota de esclarecimento onde informava dificuldades financeiras para a manutenção das atividades e por este motivo estava fechando as portas. “Já não basta a estiagem que faz com que tenhamos que comprar silagem ensacada para dar para os animais, agora a soma deste prejuízo de pelo menos R$ 10 mil devido a empresa não ter pago o leite que foi entregue”, disse Eldiva.
Adir Stockero também conta que entregava para a Friosul cerca de 10 mil litros de leite por mês e a notícia que recebeu é de que a indústria da empresa havia fechado sem pagar as dividas com os produtores de Bozano. Há produtores que tem dois meses de entrega do leite para receber e que aguardam o pagamento que não acreditam mais que vá ocorrer.

“Teve produtor que entregou mil litros de leite por dia para a indústria e até agora não recebeu”, disse outro produtor, José Gelatti que também acumula prejuízo superior a R$ 25 mil devido a produção entregue e não quitada pela empresa.
Somados os valores e o número de produtores que entregavam o leite para a Friosul em Bozano, Ajuricaba e de outras localidades da região, o prejuízo deixado pela empresa ultrapassa os R$ 2 milhões. Na região, mais de 400 produtores de leite entregavam a produção para a organização.
A Administração Municipal de Bozano, por meio da Secretaria da Agricultura recebeu solicitação para intervir junto a organização no sentido da tentativa de que os valores devidos fossem pagos aos produtores bozanenses. Os próprios trabalhadores da pecuária leiteira alegam tentar contatos com a empresa, mas os telefones não atendem e não há oficialmente um posicionamento da Friosul sobre o ocorrido.

Na tarde desta quarta-feira o Coordenador de Agricultura Luiz Kinalski fez contato com a empresa e recebeu a informação de que em função das dificuldades de fluxo de caixa há atraso nos pagamentos. No entanto, segundo ele, a empresa promete que a partir de março farão contato com os produtores de leite tem valores a receber para fazer a negociação da divida. “Vamos aguardar a efetividade da informação repassada pela empresa, mas caso haja necessidade, faremos novamente contato com a Friosul no mês que vem”, disse Kinalski.

Portal atualizado em: 18/08/2022 15:13:37