Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Bozano é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul e foi elevado à categoria pela lei estadual nº 10.741, de 16 de abril de 1996, sendo então desmembrado do município de Ijuí.
A história do município de Bozano tem seu início muito antes do que imaginamos. Registros apontam que nos primórdios do século XIX e início do século XX, pequenos núcleos de colônias habitavam em torno da Picada Faxinal, nos seus rios e matas, em sua grande maioria imigrantes italianos, letos e alemães, além dos nacionais que nesta região também habitavam há umas quatro décadas.
Um acontecimento marcante na história de Bozano fora à Revolução Tenentista ocorrida na década de 20, onde a bravura e coragem de um de seus líderes, Júlio Rafael de Aragão Bozzano, fez com que o então Intendente de Ijuí Cel. Antônio Soares de Barros (Cel. Dico) o homenageasse por ter tombado no interior do então município de Ijuí. A ele fora atribuído o nome do 4° Distrito de Ijuí, (Dr. Bozano).
Em meio a fatos históricos nota-se que a base da alimentação era extraída de plantações de milho, amendoim, feijão, a produção de cachaça, cantinas que produziam vinho, moinhos e salamarias, concomitante à extração da erva-mate nativa. Mais tarde com a chegada dos imigrantes no final do século XIX, acentuou-se os processos, e, com o passar dos anos, instrumentalizou-se o setor, caracterizado pela pequena propriedade agrícola, que utilizava a mão de obra familiar.
A partir da década de 90 inicia-se as mobilizações que culminaram com a emancipação do Distrito de Dr. Bozano juntamente com as demais nove localidades pertencentes à área total do município. O plebiscito ocorreu em 24 de março de 1996, sendo que, o primeiro prefeito foi eleito em 03 de outubro de 2000, onde a primeira Administração Municipal foi instalada em 1º de janeiro de 2001. As comunidades que fazem parte do município são: Salto Santa Lúcia, Boa Esperança, Rincão dos Letos, São Miguel, São Valentim, Saltinho, Linha 11 Leste, Rincão da Laje e Bozano.
Hoje após 25 anos de emancipação e 21 anos de instalação administrativa, com cerca de 2.111 habitantes (IBGE 2020), Bozano é terra de bons negócios, agricultura forte, comércio e serviços pujante. Seus pontos turísticos evidenciam seus campos verdes e matas nativas. Sua localização estratégica e economia forte, que tem como base a agricultura, ganha destaque entre os municípios com menos de 10 mil habitantes que mais se desenvolvem na região Noroeste Colonial. Bozano segue trilhando com robustez seu caminho rumo ao desenvolvimento garantindo a sua população bem-estar, segurança e qualidade de vida.