Plano Municipal de Saúde Mental institui trabalho de prevenção e orientação no enfrentamento à pandemia

postado em: Sem categoria 0

SAUDE MENTAL2

A Administração Municipal de Bozano, a partir do Plano Municipal de Cuidados em Saúde Mental e Atenção Piscossocial no contexto da pandemia da Covid-19 vem desenvolvendo desde o ano passado uma série de ações com o intento de acolher e cuidar de pessoas em sofrimento e adoecimento emocional, diante da pandemia desencadeada pelo novo Coronavírus, através de um trabalho com equipe multidisciplinar. Este trabalho conforme a Psicologa Simone Costa Beber, inclui ações de Saúde Mental na prática das Equipes de Saúde da família, reforçando os princípios do SUS e consolidando a reforma psiquiátrica brasileira.

Devido à nova realidade imposta pela situação de calamidade sanitária nos municípios de todo o Brasil, ações multidisciplinares são necessárias para ajudar a população em geral e estratégias de cuidado precisam ser trabalhadas com todos, mas em especial para os profissionais da saúde que estão na linha de frente e expostos a toda carga de estresse, ansiedade e medo.

SAUDE MENTAL4

Simone Costa Beber explica ser importante pensar em protocolos para práticas de apoio psicossocial, criando e implementando ações preventivas e emergenciais eficazes, além de políticas públicas de saúde mental e é isto que está sendo feito e será intensificado em 2021 em Bozano.

Com os objetivos colocados, uma cartilha foi criada por uma equipe multidisciplinar para orientar a comunidade com dicas para manutenção da saúde física e emocional durante a pandemia. Um vídeo também foi divulgado à comunidade com orientações de uma profissional da área psiquiátrica no sentido de contribuir, auxiliar e trazer suporte emocional para a comunidade.

Exercícios físicos, uma boa dieta alimentar, higienização dos alimentos e a orientação médica sobre o uso correto de medicamentos são apenas algumas das muitas orientações que estão sendo levadas à comunidade.

Até este momento as ações que foram realizadas contemplam encontros com funcionários da prefeitura municipal de Bozano em duas etapas, capacitações das áreas de nutrição, fisioterapia e a psicologia foram realizadas na quarentena, além da criação de grupos de WattsApp onde são trabalhadas as questões de saúde emocional, física e a alimentação. Um kit com uma cartilha de orientações e dicas também está sendo distribuído à comunidade.

SAUDE MENTAL

“Estamos muito felizes por poder estender este serviço àquelas pessoas que estão necessitadas neste momento de singular dificuldade que estamos enfrentando. O trabalho conjunto que será agora intensificado, com certeza, trará resultados positivos melhorando a qualidade de vida da nossa comunidade. Nossa intenção é que as adversidades sejam enfrentadas com equilíbrio entre corpo e mente e neste sentido o apoio da Administração Municipal para que possamos avançar nas ações que estão programadas no plano municipal será preponderante para auferirmos êxito em nossa missão de ajudar quem procurar nossos serviços”, disse a Psicóloga Simone Costa Beber.

Integram a equipe de Saúde Mental e Atenção Psicossocial de Bozano a Psicóloga Simone Costa Beber, a fisioterapeuta Aline Mafalda, Claudia Piasetzki nutricionista, a auxiliar odontológico Daiana Lima, a farmacêutica Glausi Lena e a gestora Michele Sandri.

Edição: Antonio Brito

Assessoria de Comunicação

Share