Crescimento de casos de Coronavírus acende alerta em Bozano

postado em: Covid-19, Saúde | 0

COVID1

O município de Bozano tem atualmente 14 casos ativos do novo Coronavírus e 81 casos confirmados da doença desde o inicio da pandemia. O município que chegou a ficar por 10 dias sem nenhum caso positivo da enfermidade, agora experimenta um substancial crescimento da infecção.

Em reunião de avaliação do quadro nesta sexta-feira(19) o prefeito Renato Casagrande disse que é chegada a hora da população se conscientizar da necessidade de manutenção rígida dos cuidados. “A vacina é uma esperança, mas nos ainda estamos engatinhando no que diz respeito á imunização em massa da população. A distribuição das doses ainda é muito lenta, por isso, é preciso que as pessoas se cuidem. A pandemia não acabou”, frisou.

Os profissionais da saúde lembram que é preciso ter consciência que a circulação das pessoas num ambiente de contaminação contribuirá para a disseminação do vírus no município e isso vem acontecendo uma vez que houve crescimento de 55% nos casos positivos na última semana.

“Sabemos que as pessoas estão saturadas, mas pelo menos no ambiente familiar é preciso evitar a violação às regras do distanciamento social, do uso de máscara e do álcool gel. A máscara salva vidas e sua falta contribuirá para a infecção de um familiar ou de uma pessoa conhecida. Vivemos um momento delicado e há risco de infecções graves e até óbitos provocados pela Covid-19”, alertou a secretária da saúde Michele Sandri.

COVID

O enfermeiro Rafael Camargo lembrou que 30% da população de Bozano têm fatores de risco o que eleva a possibilidade de internações em caso de contágio com o vírus. “Estar infectado ou com suspeita da doença e continuar circulando é crime de saúde pública. As pessoas podem perder conhecidos, familiares queridos pelo simples fato do desleixo e da desatenção à pandemia. Se houver sintomas gripais é indicado ficar em casa em isolamento preservando a própria saúde e a saúde das demais pessoas da família e da comunidade”, ponderou.

O Vigilante Epidemiológico Ivan Casali disse que a maior preocupação é com a ausência da máscara no ambiente interno e também externo dos estabelecimentos do comércio. Neste sentido o prefeito Casagrande determinou a distribuição nestes locais de kits de prevenção com máscaras e álcool em gel e solicitou que os empresários da cidade façam com que as pessoas utilizem o acessório de proteção ao vírus.

Outra decisão da reunião que também teve a participação do assessor jurídico Cristiano Mattioni foi a reativação do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus como forma de intensificar o combate a disseminação da doença em Bozano.

O ultimo boletim epidemiológico mostra que o número de pessoas que testaram positivo para Covid-19 subiu para 14 nesta semana. Há uma pessoa hospitalizada e ainda outro caso suspeito da doença que está sendo monitorado pelas equipes de saúde.

Edição: Antonio Brito

Assessoria de Comunicação

Share