Fechamento da safra de trigo aponta produtividade de 64 sacas por hectare

Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2022


Fechamento da safra de trigo aponta produtividade de 64 sacas por hectare

A Emater em parceria com a Coordenadoria de Agricultura de Bozano divulgaram após reunião realizada nessa semana, os dados referentes a colheita das culturas de verão. A reunião realizada pela comissão municipal das estatísticas agropecuárias de Bozano, mostrou o levantamento das produções das culturas.

Em relação ao Trigo, a colheita está encerrada, com área cultivada de 7200 hectares e com produtividade aproximada de 64 sacas/ha. Em relação a Aveia Branca, colheita também encerrada, com área de 800 hectares e produtividade de 3200 Kg/ha.  Em relação ao Milho irrigado, estão sendo cultivados em 205 hectares,  com expectativa de produtividade, até o momento, de 230 sacas/ha.  Já em relação ao Milho de sequeiro para colheita de grãos, área cultivada de 200 hectares e expectativa de rendimento, até o momento, de 90 sacas/ha. O Milho de sequeiro para produção de silagem, com área cultivada de aproximadamente 250ha, e expectativa de rendimento de 25 t/ha. 

Houve redução na produtividade esperada inicialmente nas culturas do milho sequeiro, devido ao baixo volume de chuvas  ocorridas em novembro. A redução de produtividade tende a se acentuar se as chuvas não retornarem em breve.

O Mesmo levantamento, a Emater apresentou perspectivas para a safra de Soja. Conforme a estimativa é esperado o cultivo de 13.500 hectares com produtividade de 60 sacas/ha. O plantio da cultura ainda não foi concluído por falta de umidade no solo. Lavouras já semeadas apresentam bom desenvolvimento.

 

Prefeitura Municipal


Bozano