Definidas as famílias de agricultores contempladas com a abertura de micro açudes em Bozano

Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 04 de Março de 2022


Definidas as famílias de agricultores contempladas com a abertura de micro açudes em Bozano

O conselho Municipal de Agricultura – presidido pelo Coordenador de Agricultura Luiz Kinalski esteve reunido na tarde desta quinta-feira(3) na sala de reuniões da prefeitura. Na pauta a definição dos agricultores a serem contemplados pelo programa avançar na Agropecuária que terão a abertura de micro-açudes em suas propriedades – tendo em vista os efeitos danosos provocados na produção agrícola e pecuária pela estiagem.

Conforme Kinalski, na reunião de ontem(3) foram definidos os 10 contemplados e também listados as oito famílias suplentes com base nos critérios definidos pelo Programa do Governo do Estado. 

Conforme o presidente do Conselho Municipal de Agricultura, todas as localidades interioranas do município de Bozano serão contempladas com a abertura dos micro-açudes. A Emater, a partir da definição da reunião, irá elaborar os projetos e encaminhar para o Estado. A partir disso,  haverá o crivo para aprovação do projeto e posterior formalização de convênio com a prefeitura. Só então um processo licitatório será aberto para contratação de horas máquinas para a realização da ação de abertura dos açudes.

O governo do Estado criou uma força-tarefa, por meio de decreto, para acelerar o processo de assinatura de convênios entre o governo do Estado, via Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), e municípios para o repasse de recursos que viabilizarão a escavação de 6 mil microaçudes no Rio Grande do Sul. Parte das ações de apoio aos produtores rurais para reduzir os efeitos da estiagem. 

Em Bozano, conforme Kinalski, o programa prevê a abertura de 10 novos reservatórios de água, por meio do programa. Ao todo, o Estado repassará R$ 66 milhões aos municípios para a construção dessas obras. Esse valor integra o eixo de qualificação da irrigação, anunciado no Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural.

Prefeitura Municipal


Bozano