Educação - Sábado, 25 de Fevereiro de 2023

Abertura do ano letivo da Escola Pedro Costa Beber contou com presença da comunidade escolar

Ato de abertura contou com lançamento do Caderno de Alfabetização produzido pela Escola Municipal

Na noite da última quinta-feira(23), nas dependências da Escola Municipal Fundamental Pedro Costa Beber, aconteceu a abertura do ano letivo envolvendo famílias e crianças, um momento de acolhida, ambientação e orientações. Na oportunidade foi apresentado o calendário escolar, grupo de trabalho, turmas, espaço que a instituição disponibiliza para a realização das atividades e oferecido um lanche.

As famílias puderam definir tamanhos para o uniforme, onde a administração irá disponibilizar para cada criança calça, camiseta curta e longa, sendo acrescentado para este ano o casaco. Um kit de material escolar também foi distribuído, garantindo materiais básicos para os estudos como caderno, cola, lápis de cor, tesoura, lápis de escrever, régua, borracha e agenda escolar.

Juntamente com a turma do 1º ano, que tem 20 crianças matriculadas foi realizado o lançamento do Caderno de Alfabetização. Este caderno foi pensado e construído pela Escola, tendo como referência o “Cuaderno Abc Rivadavia Educación Inicial”, produzido na Argentina. O mesmo tem uma estrutura para as crianças que iniciam o uso de caderno com linhas na alfabetização. Ele está estruturado de forma adequada para a exploração do início da representação gráfica bidimensional horizontal. Com ele, as crianças irão aprender a dimensionar os espaços e, aos poucos, dominar a motricidade. Elas começam desenhando as letras de tamanho maior e com a prática, conseguem controlar o traço.

A professora Claudia Marchesan, diretora do educandário, destaca que “a escola tem o compromisso de formar cidadãos plenos em todas as dimenssões: intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica”. A instituição tem como lema “Escola e Família: uma parceria que dá certo”, buscando  junto com a família uma educação de qualidade".

De acordo com os coordenadores pedagógicos, Alessandra Ceccato e Tiago Meggiolaro, a escola utiliza metodologia de Projetos e Sequências Didáticas, superando a fragmentação disciplinar do conhecimento, abordando os objetos do conhecimento e conceitos à sua aplicação na vida real, bem como valorizando a importância do contexto para dar sentido ao que se aprende na escola e o protagonismo da criança em sua aprendizagem e construção de seu projeto de vida.

O Currículo Escolar contempla aulas de Arte, Literatura, Educação Física e este ano foi incluído para as turmas da tarde Teatro. Se a experiência for positiva, pretende-se nos próximos anos expandir para as turmas da manhã. Durante o ano será oferecido Reforço Escolar em turno inverso com o objetivo de sanar lacunas principalmente de alfabetização e letramento decorrentes principalmente da pandemia Covid-19. Até o momento a escola tem 122 crianças matriculadas, sendo estas 47 crianças de Educação Infantil – Pré-Escola e 75 crianças de Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Veja mais fotos no link https://www.bozano.rs.gov.br/album-de-fotos/foto/12/abertura-do-ano-letivo-da-escola-pedro-costa-beber-contou-com-presenca-da-comunidade-escolar/

Texto: Professora Claudia Marchesan