Cultura - Sexta-feira, 21 de Outubro de 2022

Prefeito recebe comitiva da Letônia e reafirma compromisso em contribuir para o desenvolvimento do turismo no município

Foi a terceira visita ao município de Bozano, realizada nos últimos 15 dias

Na tarde desta quarta-feira(20), estiveram realizando uma visita a Prefeitura Municipal de Bozano e ao Prefeito Renato Luis Casagrande, o membro da Comitiva Leta e Presidente da Federação de Triatlo da Letônia Aigars Strauss, o senhor Jonas Sala - Presidente da UETI, o Dr. Edemar Grimm Berg, Tarcio Thomas responsável pelo setor de Controle Interno e a Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo Mônica Ceccato Tonel.

Na oportunidade o membro da Comitiva Europeia falou do quão importante é o trabalho da Comunidade Leta em Bozano, resgatando a história dos antepassados que vieram da Letônia há cerca de 130 anos atrás e as diversas possibilidades de investimentos que o Turismo poderá trazer para o Município.

Aigars salientou que o Turismo em Bozano pode ser fomentado, e que mais pessoas da Letônia tem interesse em estar conhecendo a cidade e sua história, após a visita da Comitiva neste mês de outubro, os costumes que ainda são preservados, o museu Leto que hoje fica em uma sala anexa ao Centro Comunitário, as comidas típicas e o cemitério Leto, na comunidade da Linha 11, Rincão dos Letos.

Há a possibilidade de o Parlamento Europeu intervir em Projetos que possam estar sendo desenvolvidos em Bozano, além de realização de conferencias para troca de experiências sobre as culturas, visto que ficaram impressionadíssimos com as lavouras de trigo da nossa região. “A UETI também se colocou à disposição, para juntos promovermos a Cultura”, disse a secretária Mônica Ceccato Tonel, que atua também no setor de cultura do município.

O prefeito Renato Casagrande, por sua vez, colocou o município a disposição dos visitantes e reiterou que “dentro das possibilidades estaremos atuando para o fomento a cultura, às tradições e a manutenção desta rica história da imigração Leta para nossa cidade, reiterando nosso desejo enquanto gestor municipal de que o turismo também seja importante gerador de renda para nossa comunidade tanto da cidade, como do interior”, frisou o Chefe do Executivo bozanense.

Texto: Mônica Ceccato Tonel

Edição: Antonio Brito - Assessoria de Comunicação